POSTADO EM 02 mai 2019 · Saúde

PREFEITURA DE PARANAIGUARA REALIZA PUERICULTURA MENSALMENTE

A Prefeitura de Paranaiguara realiza mensalmente nas unidades ESF (Estratégia de Saúde da Família) a puericultura. O trabalho de puericultura é a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados e acompanhamento do desenvolvimento infantil. É realizada a pesagem, verificação da capacidade auditiva e visual, atualização do cartão de vacina, medição do perímetro cefálico, administração de vitamina A e orientações, além de decorações especiais para receber os pequeninos.

A enfermeira responsável pelo ESF I, Caroline Santos, disse que a puericultura serve como manutenção da saúde da criança. Acompanhando o desenvolvimento infantil até os seis anos de idade, através de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Segundo Carla Ferrado, enfermeira do ESF II, com a puericultura é possível detectar se a criança está com suspeita de pneumonia, otite e gripe e fazer o encaminhamento para o pediatra do município que atende gratuitamente. Para ela as equipes dos ESF fazem um trabalho de acolhimento, autocuidado e aproximação tanto da criança e também da mãe para ter autoconfiança com o trabalho realizado.

A responsável pelo projeto de puericultura do ESF III é a enfermeira Luciana. Para ela o projeto tem sido bem realizado e organizado com dedicação ao atendimento das crianças e pais e também na decoração para melhor receptividade. Luciana destacou que cada puericultura aumenta mais o número de crianças. Segunda ela Paranaiguara é pioneira no projeto de puericultura nas sedes do ESF com temática e lanches durante o dia do projeto.

Assim, a Prefeitura de Paranaiguara mostra seu comprometimento em desenvolver e assegurar políticas de saúde para a população. Garantindo que todos tenham acesso à saúde de qualidade.