ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 03 abr 2019 · Saúde

Paranaiguara contra a dengue

No mês de março a equipe de controle de vetores promoveu mais uma mobilização para combate ao mosquito da dengue.

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes nesse período chuvoso do ano a Prefeitura de Paranaiguara, por meio do Departamento Municipal de Controle de Vetores (DMCV) e Secretaria de Saúde, promoveu no mês de março mais uma mobilização envolvendo vários departamentos.

O propósito da ação é conscientizar a população quanto à prevenção contra a dengue e várias doenças causadas pelo mosquito transmissor.  O departamento de Ação Urbana disponibilizou caçambas para que a população pudesse retirar entulhos de seus quintais. A execução das tarefas foi feita pelos ACE Ailton e Cristiano, bem como a verificação de caixas d’água irregulares (com tampa quebrada , sem tampa etc. ) e a colocação de telas de proteção nas que haviam necessidade.

As equipes de ACS, ACE e enfermagem visitaram aproximadamente 3.700 imóveis correspondendo a 67% da zona urbana com um índice de pendência de 33% de imóveis fechados e eliminação de 102 focos.

Estas e outras ações são essenciais nessa época do ano com a chegada das chuvas, quando ocorre um aumento natural da infestação do mosquito aedes aegypti.

Segundo o Gerente de Endemias, Daniel Alves de Carvalho, nesse ano o índice de pessoas vítimas do mosquito é bem menor, comparado ao ano passado, pois em 2018 entre os meses de janeiro e fevereiro aconteceram aproximadamente 191 casos de dengue notificados como suspeitos. Já em 2019 foram registrados apenas 23 casos suspeitos. Houve uma redução de quase 90%.

A prevenção e as medidas de combate ao Aedes dependem da colaboração e participação de toda a comunidade.

Vamos todos nos unir contra a dengue!